Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Fazenda

Busca:
Área Restrita
Cadastre-seCadastre-se
Notícias
Representantes de 12 Estados conhecem projeto do fisco goiano

30 de agosto de 2016

Vinte e nove auditores fiscais de 12 Estados participam hoje (30/8) e amanhã (31/8) de reunião na Secretaria da Fazenda para conhecerem o projeto Fiscalização Inteligente Seletiva (FIS), desenvolvido em Goiás para combater a sonegação de mercadoria em trânsito e de IPVA. A reunião foi aberta pela secretária Ana Carla Abrão Costa, no auditório do complexo fazendário.

Além de dar as boas-vindas aos visitantes, a secretária falou da necessidade de compartilhar as informações sobre a fiscalização com o resto do País, pois reforça princípios norteadores do Fisco, como “a defesa da justiça social e o combate à sonegação”. Ana Carla disse ainda que a integração é importante pois Goiás desenvolveu sistema pioneiro que deve fazer diferença no trabalho dos fiscos estaduais.

Superintendente da Receita, Adonídio Neto Vieira Júnior ressaltou que o FIS já mostra resultados positivos, especialmente com relação à cobrança do IPVA. “Cerca de 5% da nossa receita do IPVA veio das blitze para receber o imposto dos motoristas inadimplentes. Atuando com três equipes trabalhando, arrecadamos em média R$ 500 mil por dia. Agora, vamos expandir o trabalho para a cobrança do ICMS”, assinalou Adonídio.

O coordenador de Fronteiras da Sefaz, Luciano Pessoa, falou em seguida, sobre o uso do aparelho de leitura ótica (OCR) na cobrança do IPVA, o que reduziu a inadimplência. A média histórica, de 20%, em relação ao ano anterior, caiu para 12% em 2015. Em 2016 deve cair até 10% até dezembro. Luciano lembrou ainda a importância da parceria com o Batalhão Fazendário da Polícia Militar na realização das operações.
Tecnologia

Eugênio César Silva, o idealizador do FIS, apresentou o projeto explicando que é formado por conjunto de ferramentas tecnológicas avançadas que visam integrar e avaliar um conjunto gigantesco de dados para identificar os sonegadores. Amanhã (31) os auditores vão conhecer na prática o trabalho do FIS, com visitas planejadas à blitze de IPVA e ICMS.

Na plateia estavam auditores fiscais dos seguintes Estados: Rondônia, Paraíba, Acre, Tocantins, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso, além de fiscais de Goiás. Também estavam lá representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), de Brasília.

Comunicação Setorial - Sefaz
Foto: Denis Marlon

Vereador José Monteiro, nº 2233 - Setor Nova Vila Goiânia - GO - Cep: 74.653-900 Fone:(62) 3269-2000 CNPJ Sefaz: 01409655/0001-80

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento