Integrada emissão da NF-A e GT-A nas operações com bovinos

20 de abril de 2017

A integração da Nota Fiscal Avulsa (NF-A), emitida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Guia de Trânsito de Animal (GT-A), de responsabilidade da Agrodefesa já está em operação assistida desde o dia 12 último para que alguns produtores testem o sistema nas operações internas isentas de ICMS.  O novo sistema de operacionalização das duas modalidades de documentos fiscais (NF-A e GTA), utilizadas nas operações com gado bovino no Estado, foi possível graças ao trabalho de parceria entre a Sefaz e Agrodefesa. Dados da Gerência de Informações Econômico-Fiscais, da Sefaz apontam que em Goiás, por dia, são emitidas cerca de 5 mil Notas Fiscais Avulsas (NF-A), sendo mais da metade com bovino.

O objetivo, conforme esclarece o coordenador Antônio Godoi, é o de facilitar a vida do contribuinte que, a partir de agora, passa fazer a emissão integrada da NF-A e GT-A (Guia de Trânsito de Animal), em uma mesma operação. Antes da integração o contribuinte tinha que se dirigir a um escritório da Agrodefesa para emitir a GT-A e depois,  ir até um dos postos de atendimentos da Sefaz para obter a NF-A.

“Trata-se de uma opção a mais que irá facilitar para o contribuinte emitir o documento fiscal nas operações com gado bovinos”, assinala Antônio Godoi. Mas de acordo com o coordenador a Nota Fiscal Avulsa (NF-A) continua sendo emitida normalmente nos postos de atendimento da Sefaz como, Delegacias Regionais de Fiscalização, Agenfas além de Vapt Vupt,  na Capital e cidades do interior.

Comunicação Setorial – Sefaz
Foto: divulgação