Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Fazenda

Busca:
Área Restrita
Cadastre-seCadastre-se
Notícias
Lançada emissão simultânea da GTA e NFA-e

11 de maio de 2017

A integração da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) com a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) foi lançada hoje (12/05) pelo governador Marconi Perillo, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico, com as presenças dos secretário da Fazenda, Fernando Navarrete, presidente da Agrodefesa, Arthur Eduardo de Toledo, presidente da Faeg, José Márcio Schreiner e várias lideranças rurais, além de deputados federais e estaduais. “Essa é uma medida inteligente que facilita a vida do produtor, e facilita tanto o trabalho da Agrodefesa quanto da Secretaria da Fazenda. Todo mundo ganha”, destacou o governador em discurso. O auditório Mauro Borges estava lotado. Na ocasião foi feita a abertura oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás.

Ao discursar, o secretário Fernando Navarrete explicou que a emissão simultânea da nota fiscal avulsa e da GTA tem muitas vantagens. “É uma demanda do setor produtivo que gera menos burocracia, mais economia, mais agilidade, e reforça a segurança sanitária. Portanto, uma ferramenta extremamente importante”, destacou. A princípio, a emissão simultânea será válida apenas para operações internas, porém, segundo o secretário, já está em estudo a expansão do programa para as operações interestaduais. A intenção da Sefaz é evitar que o produtor mesmo não tendo de pagar o ICMS, por causa da isenção, seja multado por transitar com o gado sem a nota fiscal devida.

José Mário Schreiner, presidente da Faeg, lembrou que diante das dificuldades enfrentadas no campo e da falta de informação, muitos produtores não fazem a emissão de nota avulsa e acabam sendo autuados. “Graças à capacidade de diálogo chegamos a esse modelo que facilitará a vida de quem está lutando no campo. Lembrando que a emissão da nota atualmente é custo zero ao produtor” ressaltou Schreiner. O presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, acrescentou que a parceria será ampliada aos sindicatos rurais que irão emitir a nota fiscal e auxiliar os produtores no cumprimento das exigências sanitárias e fiscais com o uso do Cartão Rural. "A integração das notas faz parte do programa Goiás Mais Competitivo", destacou. Também discursou o secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes.

Após os discursos, foi assinado o protocolo de intenção entre a Sefaz e a Agrodefesa e o governador anunciou a adoção do Plano de Cargos e Salários da Agrodefesa, encaminhado à Assembleia Legislativa. Foi feito " com os pés no chão", destacou. Os servidores aplaudiram o anúncio de Marconi Perillo.

Comunicação Setorial – Sefaz
Foto: Denis Marlon

Vereador José Monteiro, nº 2233 - Setor Nova Vila Goiânia - GO - Cep: 74.653-900 Fone:(62) 3269-2000 CNPJ Sefaz: 01409655/0001-80

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento