CIRA realiza primeira reunião do ano

19 de fevereiro de 2019

O grupo diretivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Goiás (CIRA), realizou, na manhã de hoje (19/2), na sede da Secretaria da Economia, a primeira reunião do ano para apresentação das metas para 2019, as diretrizes de atuação, bem como os resultados alcançados. Presidido pela secretária da Economia, Cristiane Schmidt, o CIRA é composto, ainda, pelos dirigentes da Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público e Secretaria de Segurança Pública.

Cristiane Schmidt destacou, durante o encontro, que essa união de esforços entre os órgãos é uma importante ferramenta no combate à concorrência desleal, em especial por ter como foco o devedor contumaz. Além da secretária, participaram como membros do grupo diretivo o procurador Geral de Justiça, Benedito Torres; o delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), Marcelo Aires, que representou a Segurança Pública; Frederico Tormin, subprocurador-Geral do Contencioso, representando a Procuradoria Geral do Estado; e Everton Chaves Correia, da Secretaria da Economia.

Com o objetivo de combater a sonegação fiscal e recuperar ativos de grandes devedores – valores acima de R$ 5 milhões – o CIRA desenvolve ações conjuntas com foco na execução fiscal e responsabilização dos envolvidos nos âmbitos administrativo, cível e criminal.

Foram expostas ainda as diretrizes de atuação para 2019 que preveem a realização de, no mínimo, quatro grandes operações regionais em parceria com as delegacias fiscais, trabalho de penhora e cobrança dos maiores devedores ativos do Estado que não possuem garantias, tudo com foco no combate à sonegação fiscal e concorrência desleal. A atuação do grupo no ano passado resultou diretamente no recolhimento de R$ 151 milhões aos cofres públicos. Representantes do grupo operacional do CIRA dos quatro órgãos também participaram da reunião.

Foto: Denis Marlon
Comunicação Setorial – Economia