Demandas na Ouvidoria da Economia aumentam 25%

21 de fevereiro de 2019

A Ouvidoria da Secretaria da Economia está entre os órgãos mais demandados no ano de 2018. De acordo com dados repassados pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), a Pasta é a terceira mais consultada do Estado, atrás apenas das ouvidorias da secretarias de Segurança Pública (SSP) e Secretaria da Saúde (SES). Em relação a 2017, o volume de atendimentos aumentou cerca de 25%  em 2018.

A equipe da Ouvidoria da Secretaria da Economia, composta por seis servidores e coordenada pela assessora Cristiane Vaz, realizou no ano passado 5,9 mil atendimentos. Ou seja, cerca de 25% superior a 2017, quando foram registradas 4,7 mil consultas. Desde sua criação, em 2003, esse foi o maior volume de demandas.

Do total de atendimentos realizados pela Economia, 3, 5 mil referem-se a contato via telefone (0800 707 8081), especialmente relativos à sonegação. A coordenadora explica que após o recebimento das denúncias, elas  são encaminhadas à Receita Estadual para apuração e medidas fiscalizatórias, caso fique comprovada a irregularidade.

As outras 2,4 mil manifestações foram registradas via Sistema Estadual de Gestão de Ouvidoria (SGO). As demandas envolvem denúncias de sonegação fiscal, reclamações, pedidos de informações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), sugestões, reclamações e elogios. “No contexto de uma busca constante pela transparência, o trabalho das ouvidorias é essencial, nossa intenção é cada vez mais melhorar a relação com o usuário do serviço público”, destacou Cristiane Vaz.

Inovação: Está em teste a nova versão do Sistema de Gestão de Ouvidoria (SGOe) que atenderá os dispositivos solicitados no Decreto 9.270/18 (regulamenta a Lei 13.460/17 - Lei de Defesa e Proteção do Usuário de Serviços Públicos) -  legislações que disciplinam as atividades das ouvidorias em Goiás.

A Ouvidoria da Economia atende no portal www.sefaz.go.gov.br pelo ícone “Ouvidoria” ou pelo banner no final da página, bastando que o contribuinte preencha formulário para registrar sua manifestação. O contato telefônico é por meio do 0800-707-8081 ou pessoalmente no endereço: Av. Vereador José Monteiro, 2233, Setor Nova Vila, Bloco A, sala 100, térreo – Goiânia. O horário de atendimento é ininterrupto das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.

Comunicação Setorial – Economia