Secretaria faz operação nos frigoríficos

12 de abril de 2019

Doze frigoríficos de Goiás que compram gado sem nota fiscal e sem o pagamento do ICMS foram autuados hoje (11/4) na operação “Carne Legal” idealizada pela Superintendência de Controle e Fiscalização da Secretaria de Economia, em parceria com a Agrodefesa. Os fiscais chegaram de surpresa e encontraram aproximadamente 1.000 cabeças de gado para abate sem qualquer documentação fiscal. A operação começou ontem (11/4) e termina hoje (sexta-feira). Poderá ser estendida a outros frigoríficos.

Em um único estabelecimento, um frigorífico de Jaraguá, havia quase 767 cabeças de gado preparadas para o abate e sem documento fiscal. Foi a maior autuação da campanha. Foram vistoriados ainda frigoríficos em Rianápolis, Anápolis, Formosa, Caldas Novas e Sanclerlândia e em todos foram encontradas irregularidades fiscais. O auto de infração foi parcelado pelo proprietário que reconheceu o crédito ao valor de R$ 360 mil, incluindo ICMS e multas.

Foram encontrados animais abatidos, na espera para o abate e também em caminhões estacionados nos pátios dos frigoríficos. O valor total do gado vistoriado foi estimado pelo fisco em R$ 2,3 milhões. O valor previsto do ICMS sonegado mais a multa é superior a R$ 570 mil.

A “Carne Legal” foi executada por várias delegacias regionais de fiscalização, teve o apoio de servidores técnicos da Secretaria e também do Batalhão Fazendário da Polícia Militar. A Superintendência considera que a operação atingiu o objetivo esperado. Depois da lavratura do auto de infração, a Agrodefesa verifica a qualidade da carne apreendida para liberar a sua comercialização.

Cigarros--- Ontem (11/4) pela manhã, fiscais da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia apreenderam um caminhão com 300 caixas de cigarro nacional sem nota fiscal em Goiânia. A carga ia ser descarregada na mesma empresa que foi autuada no mês passado. O veículo foi trazido para o pátio do complexo fazendário, no Setor Nova Vila, para abertura do inquérito policial. A mercadoria foi avaliada pelo fisco em R$ 862.500,00 e o auto de infração foi de R$ 326.000,00, diz o delegado fiscal Fernando Bittencourt.

Em meados de março, a empresa pagou auto de aproximadamente R$ 300 mil por ter tentado entrar com carga sem nota pelo posto JK, em Itumbiara.

Comunicação Setorial - Economia
Foto: Denis Marlon