Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Fazenda

Busca:
Área Restrita
Cadastre-seCadastre-se
Notícias
Comércio goiano cresce 7,8% em fevereiro

12 de abril de 2019

Em relação ao mesmo período do ano passado o volume de vendas no comércio varejista em Goiás cresceu 7,8% em fevereiro. Goiás registrou avanço acima da média nacional que foi de 3,9%, ficando atrás de quatro unidades da federação:  Espírito Santo (12,6%), Acre (9,1%) e Pará (8,2%). Os dados compilados pelo Instituto Mauro Borges (IMB) são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), divulgada pelo instituto no começo desta semana.

O resultado positivo foi motivado, principalmente, pelo aquecimento nos grupos pesquisados de “tecidos, vestuário e calçados” e de “outros artigos de uso pessoal e doméstico”, com avanço de 38,4% e 31,4%, respectivamente. Por outro lado, os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-54,7%) e combustíveis e lubrificantes (-1,1%) apresentaram recuos.

De acordo com a análise da equipe de economistas do IMB, o comportamento do primeiro segmento foi influenciado pela contínua substituição dos produtos impressos pelos meios eletrônicos e a redução de lojas físicas. No segundo segmento, observa-se trajetória de queda desde setembro de 2015, isso porque, a redução dos preços dos combustíveis ficou abaixo da redução média de outros produtos, influenciando no volume de vendas.

O comércio varejista ampliado goiano - que agrega, aos índices do varejo, as atividades "veículos, motocicletas, partes e peças" e "material de construção"- registrou crescimento de 11,3% no volume de vendas em relação a fevereiro de 2018. O resultado do mês foi impactado pelo crescimento nas vendas de veículos, motos, partes e peças (21,3%), que assinalou a oitava taxa positiva nos últimos doze meses. O segmento de Material de construção avançou 2,8%.

Confira os dados :  

Gráfico

Tabela 

Foto: domínio público

Comunicação Setorial – Economia/GO

Vereador José Monteiro, nº 2233 - Setor Nova Vila Goiânia - GO - Cep: 74.653-900 Fone:(62) 3269-2000 CNPJ Sefaz: 01409655/0001-80

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento