Comunicado aos contribuintes que utilizam Windows 8 e 10

16 de abril de 2019

Após a última atualização do Windows, alguns usuários relataram dificuldade para se conectar aos serviços disponibilizados pela Secretaria da Economia, e acessar os serviços da Fazenda que necessitam acesso via Certificado Digital. Entre eses serviços estão, cadastro de contribuintes do Estado, emissão GNRE - Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais, malha fina Estadual, parcelamento de dívidas Web, SPED-Fiscal - Escrituração Fiscal Digital, sistema arrecadação, sistema de Gestão da Fiscalização, sistema de Informações de Shopping. Isso ocorre por uma falha na leitura do Certificado Digital do servidor e pode ser corrigida seguindo as possíveis soluções:

1. Usar o navegador Firefox ;

2. Executar os passos abaixo para utilizar qualquer navegador:

Passo 1 - Fazer o download e instalar a cadeia de certificados abaixo:

Passo 2 - Executar o comando certmgr.msc, o gerenciador do certificados será aberto;

Passo 3 - Clicar com o botão direito na pasta "Certificados" que está dentro da pasta "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis", escolher importar e selecionar o arquivo "AutoridadeCertificadoraRaizBrasileirav5.crt", que é um dos certificados baixados no Passo 1;

Obs: Na coluna "finalidades" do arquivo ("AutoridadeCertificadoraRaizBrasileirav5.crt";) deve estar selecionada a opção "todos", caso não esteja, entrar em propriedades e alterar.

Passo 4 - Acionar os serviços desejados e certificar que a conexão será estabelecida.

Comunicação Setorial - Economia/GO