Secretária da Economia discute diretrizes do PPA na SSP/GO

03 de maio de 2019

Dando prosseguimento à agenda de apresentação das ações do Plano Plurianual aos dirigentes de órgãos da administração estadual, a Secretaria da Economia de Goiás reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 3/5, com dirigentes da Secretaria da Segurança Pública (SSP/GO), e comandos das Polícias Militar e Corpo de Bombeiros. O superintendente da Central de Planejamento da Secretaria da Economia, Derciley Cunha de Almeida, detalhou durante o evento realizado na Sala de Situação da SSP/Go, os principais pontos do PPA que poderão ser estabelecidos para o cumprimento de metas na área da segurança pública.

O secretário de Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda, destacou a importância do PPA para a melhoria de projetos na área da segurança em Goiás. Segundo ele, o PPA é um compromisso do governador Ronaldo Caiado no sentido de alcançar resultados que serão adotados para uma boa gestão. “É possível adotar essas ferramentas para uma boa gestão na segurança pública de Goias”, disse Rodney Miranda.

Participaram da reunião na SSP/GO, o Subcomandante Geral da PMGO, Cel. André; chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO, Cel. Prado; Comandante Geral da CBMGO, Cel. Mateus; Comandante de Gestão e Finanças CBMGO, Cel. Glaydson. Também esteve presente ao evento, o chefe de Orçamento e Contratos do CBMGO, Tenente Coronel Lourenço, além do superintende do Subsistema Integrado de Comando e Controle, Cel. Aylon.

Já o superintendente da Central de Planejamento, Derciley Almeida, destacou a receptividade do PPA juntos aos titulares e suas equipes para o início dos trabalhos de elaboração do PPA. Desde o lançamento do programa, no mês passado, 23 órgãos, entre secretarias e agências, já receberam a visita dos técnicos da Secretaria da Economia para apresentação do PPA.

Saiba mais - O PPA foi instituído por meio do Decreto 9.434/19, assinado pelo governador Ronaldo Caiado, dia 25 em solenidade realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT). O decreto dá início à elaboração a elaboração do PPA, além de instituir o grupo de trabalho para exercer o papel de coordenador do programa.

Conforme define a secretária da Economia, o PPA “foca nos resultados e monitoramento das metas”. Segundo ela, esse foi o foco metodológico apresentado pela Pasta para execução do plano ao longo do quadriênio. Embora elaborado quadrimensalmente, é avaliado e monitorado anualmente, proporcionando a flexibilidade necessária ao enfrentamento de novas variantes e demandas. As metas do PPA serão avaliadas pelos técnicos do Instituto Mauro Borges, que a partir de agora integra a estrutura administrativa da Secretaria da Economia.

As estratégias para elaboração do planejamento a ser entregue até o final de agosto próximo à Assembleia Legislativa, foram divididas em oito eixos estratégicos, e 18 objetivos respectivos, com desdobramentos regionais. “Nossa visão de futuro é ter um Estado melhor para as pessoas viverem e trabalharem”, definiu Cristiane Schmidt. Até se tornar um projeto de lei, o trabalho de discussão do PPA seguirá as seguintes etapas de elaboração: formulação dos objetivos estratégicos, capacitação, e orientação aos técnicos, concepção dos programas de Governo, definição dos indicadores de resultados e consolidação das propostas.

De acordo com o governo, os eixos de atuação do PPA estão ligados à Saúde (atuação na prevenção); Educação (assegurar acesso e permanência a uma educação básica emancipadora e inclusiva); Paz (garantia de direitos e cumprimento de deveres e aplicação da lei); Acolhimento (amparar os vulneráveis e garantir acesso à cultura e lazer); Infraestrutura sustentável (criar modelo sustentável para atender cidadãos, empresas e seus negócios); Desenvolvimento Econômico (fomento à inovação e desenvolvimento tecnológico para promover ambiente de negócios atrativo); Governança e Gestão transformadora (solidificar instituições, prestação digna de serviço, acesso à informação e transparência) e Responsabilidade Fiscal (sustentabilidade financeira para potencializar o financiamento dos investimentos no Estado).

No âmbito de política pública, o PPA objetiva “amparar aqueles que se encontram em situação de pobreza, fome, abandono, vulnerabilidade social para que alcancem uma nova realidade, com qualidade de vida”, destacou Cristiane Schmidt.

Comunicação Setorial – Economia/GO
Fotos: Denis Marlon