Delegacia Fiscal de Goiás autua carga de soja com nota fraudada

17 de maio de 2019

Equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização da cidade de Goiás flagrou cinco carretas com um total de quase 220 toneladas de soja transportadas com nota fiscal inidônea, avaliadas em R$ 284 mil. Auto de infração no valor de R$ 68 mil já foi pago pelo contribuinte. A abordagem foi na GO-060, no município de Firminópolis.

No documento fiscal, constava como remetente empresa do Piauí e destino, o município de Palmeiras, em Goiás. No entanto, desconfiando da idoneidade da nota, os fiscais descobriram, em contato com o fisco do Piauí, que se tratava de empresa de fachada aberta com o intuito de fraudar a fiscalização, a chamada empresa “noteira”.

O delegado regional de Fiscalização de Goiás, Valdivino Pereira, explica que, “diante dos indícios, é provável que a soja tenha sido produzida em Goiás e que a comercialização também seria aqui no Estado. Essa prática de venda interna de grãos simulando operação interestadual para geração de créditos ao destinatário tem sido constatada e, por isso, a fiscalização será intensificada nessas empresas”. As investigações vão continuar nos dois Estados. A abordagem foi realizada no último final de semana.

Comunicação Setorial – Economia