Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Fazenda

Busca:
Área Restrita
Cadastre-seCadastre-se
Notícias
Redução no ITCD só valerá por 15 dias

18 de junho de 2019

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que concede redução da base de cálculo do Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) para 70% apenas para os contribuintes que pediram o benefício com base em lei anterior que venceu em 23 de outubro do ano passado. A alteração foi proposta por sugestão da Secretaria da Economia para regularizar situações pendentes de aproximadamente 2.300 contribuintes. O pagamento com a redução deve ser feito dentro de 15 dias após a sanção e publicação da lei.

A lei nº 19.871, de 2017, concedeu a redução do ITCD por prazo determinado, um ano. Ocorre que os contribuintes deixaram para pedir o benefício na reta final e nem todos foram atendidos. Houve sobrecarga de atendimento nas unidades de atendimento e não foi possível avaliar os bens, apurar o imposto a ser pago e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) em tempo hábil.

Vários contribuintes não conseguiram efetuar, tempestivamente, o recolhimento do ITCD calculado a partir da base de cálculo reduzida, considerando que a administração tributária não dispôs de tempo razoável para a finalização do lançamento do imposto, argumenta a Secretaria da Economia. No prazo de vencimento da lei teve a entrega da declaração sem a homologação do cálculo do fisco, homologação sem pagamento ou sem o registro de bem imóvel no cartório de registro de imóveis.

A intenção da proposta não é criar novo benefício, mas garantir o benefício da lei anterior para quem protocolou dentro do prazo. A estimativa do governo é arrecadar cerca de R$ 44,5 milhões, se todos os devedores acertarem suas contas. A proposta ainda aguarda votação na Assembleia.

Comunicação Setorial – Economia

Vereador José Monteiro, nº 2233 - Setor Nova Vila Goiânia - GO - Cep: 74.653-900 Fone:(62) 3269-2000 CNPJ Sefaz: 01409655/0001-80

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento