Violência contra a mulher será tema de evento na Economia

4 de setembro de 2019

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioenômicos (IMB) da Secretaria de Economia de Goiás, promove em parceria com a Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, dia17/9, evento para debater questões relativas à violência doméstica no Brasil. O diretor do IMB, Cláudio Nogueira e a superintendente da Mulher e Igualdade Racial, da SEDS, Rosilene Guimarães, presidirão a abertura do evento às 10 horas no Auditório do Complexo da Secretaria de Economia, setor Nova Vila, em Goiânia.

O palestrante e professor José Raimundo Carvalho, da Universidade Federal do Ceará (UFC) discorrerá sobre o crescimento da violência contra a mulher no Brasil. Dados do Instituto Maria da Penha (IMB) destacam por meio da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica contra a Mulher (PCSVMulher) a importância de subsidiar a gestão das políticas públicas de combate à violência doméstica no Brasil.

O evento conta com o apoio do Instituto Maria da Penha (IMP), que realiza em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Pesquisa de Condições Socioeconômica e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDEMulher), financiada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) em parceria técnico-institucional do Banco Mundial.

Bancos de dados

A (PCSVDFMulher) tem como objetivo criar um banco de indicadores estatísticos sobre a violência de gênero no Brasil, propondo uma investigação científica interdisciplinar a respeito do tema. O Instituto Maria da Penha realiza, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), que é financiada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) e conta com a parceria técnico-institucional do Banco Mundial.

A PCSVDFMulher é uma pesquisa inédita, e o banco de dados que vem sendo gerado não possui precedentes na América Latina. Assim, os relatórios produzidos também são de extrema importância para a comunidade científica e outras organizações que trabalham com a violência de gênero. Conforme boletim trimestral de janeiro a março, deste ano, foi registrada redução de 56,68 de Crimes Violentos e Lesões Intencionais (CVLI), em comparação com o mesmo período de 2018. O dado constitui o menor número desde 2009 – somando ambos os sexos e todas as idades, conforme aponta o IMP.

Comunicação Setorial – Economia/GO