Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Fazenda

Busca:
Área Restrita
Cadastre-seCadastre-se
Notícias
Fapeg aprova três projetos de pesquisa do IMB

16 de setembro de 2019

O Diretor-Executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Cláudio André Gondim Nogueira, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), Robson Domingos Vieira, e equipes técnicas das duas instituições, discutiram na manhã desta segunda-feira (16/9) os detalhes de como serão executados três projetos de pesquisa da Secretaria de Estado da Economia aprovados pela Fapeg.

Segundo Robson Domingos Vieira, a previsão é de que dois projetos sejam colocados em prática ainda este ano, e o terceiro no início de 2020. O presidente da Fapeg solicitou um plano de trabalho detalhado, com prazos definidos, custos operacionais e também o perfil dos integrantes das pesquisas para que sejam elaborados os editais de convocação. “Nosso objetivo é aproximar a academia do governo”, pontua. Os projetos serão 100% financiados pela Fapeg.

O Diretor-Executivo do IMB explica que as pesquisas fazem parte da agenda estratégica do Instituto e também atendem necessidades apontadas pela secretária da Economia, Cristiane Schmidt, e por parceiros. Assim, a primeira terá como foco a avaliação das políticas sociais referentes a programas administrados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Nós queremos saber se esses programas estão chegando a quem realmente precisa, se estão cumprindo a missão para a qual foram criados”, resume.

A segunda pesquisa visa apontar os reflexos dos programas de incentivos fiscais na arrecadação do Tesouro Estadual, seus reflexos na geração de empregos e na renda do trabalhador. O terceiro eixo vai buscar subsídios técnicos para que sejam decifrados os efeitos que a macroeconomia, nacional e internacional, provoca em Goiás. “Aqui nós queremos apresentar ao governo, por exemplo, o efeito de choques na economia internacional, de variações nas taxas de juros e de câmbio, da cotação das commodities e outros temas pertinentes na economia goiana, além da elaboração de modelos de previsão de crescimento do PIB, das receitas e despesas”, assinalou Cláudio André Gondim Nogueira.

Comunicação Setorial - Economia

Fotos: Denis Marlon

Vereador José Monteiro, nº 2233 - Setor Nova Vila Goiânia - GO - Cep: 74.653-900 Fone:(62) 3269-2000 CNPJ Sefaz: 01409655/0001-80

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento