IMB publica estudo para direcionar ações do Gabinete de Políticas Sociais

17 de setembro de 2019

A equipe de pesquisadores do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) publicou estudo a respeito do Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás, referente a dezembro de 2018, período que marca o seu lançamento, com base em metodologia do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em breve serão divulgados os dados referentes a junho de 2019. O índice é uma ferramenta criada pelo Governo do Estado para detectar os municípios com maior carência nas áreas de moradia, educação e renda.

O Diretor-Executivo do IMB, Cláudio André Gondim Nogueira, explica que o material estatístico serve de base para que o Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, possa traçar as políticas sociais do Governo do Estado que vão de encontro às carências dos municípios com maior índice de vulnerabilidade. “Nós estamos levantando e catalogando os dados para subsidiarmos o Gabinete de Políticas Sociais com o objetivo de identificar as principais necessidades dos domicílios inscritos no Cadastro Único do Governo Federal e dos municípios goianos”, assinala o diretor-executivo.

A pesquisa identificou os 10 municípios prioritários nos quais o Gabinete de Políticas Sociais vem concentrando, inicialmente, suas ações, com investimentos direcionados, racionalizando os recursos e atendendo quem realmente precisa. “A instalação de um banheiro, por exemplo, pode mudar a realidade de uma família”, explica Cláudio Nogueira, que contou com o apoio da gerente de Assessoramento Estratégico e Pesquisadora em Estatística do IMB, Evelyn de Castro Cruvinel.

O grande desafio, explica o Diretor-Executivo do IMB, é agir de forma integrada, afinando a sintonia entre os órgãos públicos do Estado, municípios, Governo Federal e Organizações não Governamentais. “Para cumprir essa missão nós temos dois reforços importantes, a participação da primeira-dama à frente do gabinete e a participação do governador Ronaldo Caiado”, frisa Cláudio.

Comunicação Setorial – Economia